Colégio do Sagrado Coração de Maria | Lisboa

Zona de identificação

Identificador

PT/CSCM-Lx

Forma autorizada do nome

Colégio do Sagrado Coração de Maria | Lisboa

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • CSCM-Lx

Tipo

  • Escolar
  • Religioso

Zona de contato

 

Colégio do Sagrado Coração de Maria | Lisboa Contacto principal

Tipo

Endereço

Endereço

Avenida Manuel da Maia, n.º 2

Localidade

Lisboa

Região

Lisboa

Nome do país

Portugal

Código Postal

1000-201

Telefone

21 847 53 42

Fax

21 847 64 35

Nota

área de descrição

história

O Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa é pertença do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM). O IRSCM, instituto religioso apostólico fundado a 24 de fevereiro de 1849 em França pelo Padre Jean Gailhac e a Mére Saint Jean, conta com uma vasta área de atuação nos domínios da educação e da ação social em Portugal.
O Colégio abriu oficialmente a 15 de outubro de 1941 nas instalações do antigo Colégio Vasco da Gama, sob a direção da Madre Chantal (Maria Rita da Cunha D'Albuquerque Vilhena Carvalhais). O primeiro ano letivo iniciou com 40 alunas, terminando com 86 - número que aumentou gradualmente ao longo do tempo. O Colégio, inicialmente feminino, funcionou com regime misto de externato e internato até 1978. No ano de 1974 começam a ser admitidos alunos do sexo masculino na infantil e no ensino primário e em 1979 é autorizado o regime de coeduação (alunos do sexo feminino e masculino). Em 1983 a instituição é autorizada a lecionar em regime de ensino misto no secundário. Ainda na década de 1980 é nomeada uma nova diretora, a Irmã Maria Filomena Morais Gouveia, é criado o Serviço de Psicologia (1986) e é introduzida a área da Economia no 10 º ano (1988).
Na década de 1990 tem início o 12º ano (1990), é atribuída a menção honrosa de Grau de Diploma de Mérito Pedagógico (1991) pelo então ministro da Educação, Roberto Carneiro, e é concedido o paralelismo pedagógico por tempo indeterminado (1993) e autonomia pedagógica do 1º ao 3º ciclos por três anos (1995). É na década de 1990 que as instalações do Colégio sofrem obras estruturais de remodelação, tendo sido também iniciado o projeto de informatização (1999).
A viragem do milénio fica marcada pelo alcance do 1º lugar no ranking de escolas nacionais (2001), pela nomeação da primeira diretora leiga da história da instituição, Margarida Marrucho Mota Amador (2002), pelo lançamento do primeiro número da revista "Olhares" (2002) e pela realização do I Torneio Internacional Desportivo do IRSCM (2005) - evento que trouxe ao Colégio 180 alunos de diferentes países do Mundo. No ano de 2008 é criado o serviço de Educação Especial. Com o projecto de informatização e modernização desenvolvido pelo Serviço Técnico de Informática (STI), surgem os primeiros quadros interativos nas salas de aula (2008) e é desenvolvida a plataforma Moodle (2009). Em 2011 o Colégio comemorou 70 anos de existência, realizando diversas atividades comemorativas ao longo de todo o ano letivo.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

área de controle

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Revisto

Nível de detalhe

Mínimo

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Access Points

Contacto principal

Avenida Manuel da Maia, n.º 2
Lisboa, Lisboa
PT 1000-201